quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Revolução Industrial - aula 5

Olá educandos;
Então estão aqui as principais ideias expostas hoje em sala sobre a continuação da Revolução Industrial.

CONDIÇÕES DE VIDA NAS FÁBRICAS

Com a política dos cercamentos empreendida pela Inglaterra a disponibilidade de mão-de-obra barata em Londres era cada vez maior. Assim os empresários da burguesia industrial que dominavam os meios de produção, o tempo e a sociedade, passaram a influenciar também a força de trabalho. Os trabalhadores então eram submetidos à péssimas condições de trabalho, como fábricas mal iluminadas, sujas, sem espaço para trabalhar. Além disso quase não existiam banheiros e refeitórios, além da jornada de trabalho que muitas vezes chegava a 18 horas diárias.

CONDIÇÕES DE VIDA NO COTIDIANO


Quando as pessoas estavam em casa a rotina era dividir muitas vezes um cômodo nos chamados cortiços, lugar dedicado mais ao descanço que era reduzido. Nas ruas não existia um sistema de saneamento básico adequado, com o esgoto ficando a céu aberto. Assim existe o surgimento da Cólera entre a população londrina.

EMPRESÁRIOS

Os grandes beneficiários da Revolução Industrial foram os industriais que dominavam os meios de produção. Esta classe que cada vez mais se aproveitava da realidade social dos empregados enriqueceram muito e demonstraram isto através de belas construções e hábitos de vida luxuosos. O modo de vida dos empresários foi copiado nas décadas seguintes, durante o processo de expansão internacional da industrialização, chamada de 2ª. Revolução Industrial (para países como EUA).

LUTA PROLETARIADO X BURGUESIA INDUSTRIAL

Com as péssimas condições de trabalho das fábricas inglesas as manifestações por melhores condições de trabalho passaram a serem frequentes, surgindo através da influência do general inglês Ludd (chamado movimento Ludismo), um movimento de trabalhadores que deu origem ao conhecido sistema de sindicatos.

2 comentários:

  1. o Prof. traduza essa palavra: internacioanl*
    seria:
    Internacional?....
    rsrrs...
    ass:Amanda 7° C

    ResponderExcluir
  2. obrigado Amanda pela correção .... afinal professor também erra....

    ResponderExcluir