quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gabarito prova Geografia 3º trimestre - 7 séries

GABARITO PROVA GEOGRAFIA

1 - O processo de expansão ao Oeste dos Estados Unidos teve como base o Divino Manifesto (acreditava-se de que as terras da colônia inglesa na América do Norte deveriam ser conquistadas com as bençãos de Deus - do Oceano Atlântico ao Pacífico) e também pela Corrida do Ouro, onde o objetivo principal era a colonização de terras por cinco anos, desde que fosse através da criação de gado, expulsando assim os indígenas.

2 - Vocês poderiam escolher qualquer um dos Belts - meu preferido é a Costa do Pacífico, que abriga as empresas de alta tecnologia, além de universidades diretamente ligadas ao assunto. A principal característica desta região é a presença do Vale do Silício (ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sil%C3%ADcio) que em uma faixa de 70 quilômetros abriga as principais empresas do ramo.
Ex:Google, IBM, Yahoo!, Sun Microsystems, Intel.

3 - A principal ligação da Floresta Boreal (também conhecida como Taiga) com a economia é a produção de papel e celulose no Canadá, que dá ao país a condição de maior produtor mundial. Além disso a exploração da madeira ocorre de forma racional, aliando tecnologia e sustentabilidade, através de estudos de como, quando e onde extrair a madeira sem o risco de extinção.

4 -  Principal fator de o Canadá concentrar a maioria da população no sul do país deve-se ao clima, pois no norte das condições de vida são muito mais rigorosas. Além disso a proximidade com os Estados Unidos fez com que o pólo industrial surgisse naquela região após a Primeira Guerra Mundial.

5 - A migração de transumância ocorre quando trabalhadores mexicanos saem do país em busca de trabalho formal (legalizado) nas lavouras dos Estados Unidos, geralmente durante as colheitas. Esses trabalhadores recebem o nome de BRACEROS.

6 - As indústrias maquiadoras são aquelas que recebem "kits" de montagem de suas matrizes estrangeiras e finalizam a fabricação no México, afim de reduzir a carga de impostos, uma vez que a maioria dessas empresas localizam-se na Zona Franca do país.


PS: Viram como a prova não estava difícil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário: