sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aula Geografia - 10/11/09

Última aula de Geografia - assunto América Central.
AMÉRICA CENTRAL ÍSTIMICA

•    Território e população

A América Central ístimica (territórios ligados no continente) é o elo entre a América do Norte e a América do Sul. Formada por Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, totalizando uma população de cerca de quarenta milhões de habitantes. O mais populoso desses países é a Guatemala (12,6 milhões de habitantes). O território é banhado pelo oceano Pacífico e Atlântico, este último formando o chamado Mar das Antilhas ou do Caribe.
A população da região é formada pela miscigenação entre os indígenas da América Central e os espanhóis, durante o processo de colonização (séculos XVI e XVII). Porém na Guatemala é diferente, pois a população predominante é indígena. Em Belize e na Guatemala predominam os brancos. Baixa qualidade de vida, com altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, desigualdade social, concentração de renda marcam os países, que em sua maioria dependem da influência dos Estados Unidos.
A região do Pacífico concentra a maior densidade demográfica, pois a presença de planaltos férteis colabora para a produção agrícola, atraindo a população.
PRINCIPAIS CIDADES: Guatemala, São José (Costa Rica), San Salvador (El Salvador), e Managuá (Nicarágua).


imagem acessada em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK1wsMonZndkLQ_-mgeQavYWjAZTFkr842B9p5JZdN4XanH9Kx0J0gFG_7EcW0VnEeg1ptI8Ks5yb7KspTGvp7XNEaHe9PDf39G4nfW705V-Bn4jtfcNHX_OD0RwtKy2FtiNHMOZr0KT0/s400/CentAmerica.jpg em 13/11/09 às 22:41







Nenhum comentário:

Postar um comentário